Edital n. 04/2024 para processo seletivo de monitoria do projeto "A Ciência da Informação no Brasil: Fundamentos teóricos e tendências de pesquisa"

Número: 
04
Órgão responsável: 
Tipo: 
Errata: 
Não
Resultado do edital: 
Não publicado
Telefone do responsável: 
21 2629-9783
Descrição: 

Edital n.04/2024 para o processo seletivo de monitoria do projeto "A Ciência da Informação no Brasil: Fundamentos teóricos e tendências de pesquisa" sob a supervisão da Profa. Suellen Oliveira Millani.
Pré-requisitos: terem cursado a disciplina “Fundamentos Teóricos em Informação II” (GCI00115), obtido nota igual ou superior a 7,0 (sete) na referida disciplina e terem ingressado por meio de ações afirmativas.

Ementa relativa ao Projeto objeto do concurso:
Estudar uma área do conhecimento envolve compreender as condições históricas do seu desenvolvimento, o seu objeto de estudo, bem como a sua disciplinaridade e os seus processos. Os debates atuais e as tendências de pesquisa também são elementos importantes para a compreensão de uma área, incluindo os aspectos éticos inerentes a ela. Esse é o panorama da disciplina de tronco comum denominada "Fundamentos Teóricos em Informação II", a qual é ministrada para os alunos do 2° período dos cursos de Arquivologia e de Biblioteconomia e Documentação e visa apresentar os fundamentos teóricos da área de Ciência da Informação. Por adotar métodos ativos de aprendizagem, a presença do monitor é fundamental nesta disciplina. O monitor desempenha o papel de elo entre o desenho pedagógico da disciplina, o professor e os alunos, tendo a oportunidade de vivenciar e discutir questões referentes ao ensinoaprendizagem em sala de aula. Os alunos, por sua vez, se beneficiam da atuação do monitor para o encaminhamento de dúvidas e troca de experiências. A presença do monitor traz leveza às interações em sala de aula uma vez que o monitor já passou por essa experiência, é aluno de graduação e pode ajudar.

Nota informativa: 
DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE AOS(ÀS) ALUNOS(AS) QUE INGRESSARAM POR AÇÕES AFIRMATIVAS.